PERGUNTAS FREQUENTES (FAQs)

Quanto eu terei que me dedicar?


Resposta rápida:

A educação do seu cão requer muita dedicação, paciência, amor e persistência.

Resposta detalhada:

Em nossa Primeira Visita (Avaliação & Aconselhamento), não só você terá que participar, mas todas as pessoas que moram com você e seu cão, já que precisamos nivelar informações e formas de comunicação com o peludo. Este será um evento mais longo (2 horas) e talvez o mais importante para o nosso sucesso.


Em todas as aulas particulares (Treinos) subsequentes, sua participação é fundamental. Eu não estarei apenas treinando seu cão -- você também estará sendo treinado! Você receberá orientações sobre como se comunicar com seu cão, dicas para entender melhor como seu cão se comunica e informações sobre a lógica da aprendizagem canina, além, é claro, de instruções práticas sobre os exercícios que terá que praticar com o cão.

Entre uma aula e a seguinte, a pessoa que participar dos treinos com o adestrador (você, provavelmente) será responsável por transmitir as orientações recebidas para os outros membros da família. Todos precisam incorporar de forma natural a maneira de lidar com o cão. O sucesso dos ensinamentos depende do comprometimento de cada um, bem como da uniformidade na maneira de agir de todos.

Para que o treinamento seja bem-sucedido, eu preciso que o tutor do cão esteja disposto e disponível para seguir e fazer com que todas as outras pessoas envolvidas sigam 'à risca' as minhas orientações, o que inclui praticar diariamente com o cão da forma recomendada.

No que se refere ao parágrafo anterior, pode haver a necessidade de aquisição de produtos indicados pelo adestrador, cuja utilização será explicada e/ou demonstrada pelo adestrador. Exemplos: Coleira, Guia, Brinquedos etc..




Outras pessoas precisam participar, além do tutor/dono?


Resposta rápida:

Sim, todas as pessoas que moram e interagem com o cão precisam receber um mínimo de orientação sobre como lidar com o cão nas interações do dia a dia.

Resposta detalhada:

Em nossa Primeira Visita (Avaliação & Aconselhamento), não só você terá que participar, mas todas as pessoas que moram com você e seu cão, já que precisamos nivelar informações e formas de comunicação com o peludo. Este será um evento mais longo (2 horas) e talvez o mais importante para o nosso sucesso.

Entre uma aula e a seguinte, a pessoa que participar dos treinos com o adestrador (você, provavelmente) será responsável por transmitir as orientações recebidas para os outros membros da família. Todos precisam incorporar de forma natural a maneira de lidar com o cão. O sucesso dos ensinamentos depende do comprometimento de cada um, bem como da uniformidade da maneira de agir.

Para que o treinamento seja bem-sucedido, eu preciso que o tutor do cão esteja disposto e disponível para seguir e fazer com que todas as outras pessoas envolvidas sigam 'à risca' as minhas orientações, o que inclui praticar diariamente com o cão da forma recomendada.




Eu terei que participar de cada treino?


Resposta rápida:

Sim, a presença, a participação e o comprometimento do tutor são essenciais.

Resposta detalhada:

Em todos os treinos, sua participação é fundamental. Eu não estarei apenas treinando seu cão, mas você também estará sendo treinado! Você receberá orientações sobre como se comunicar com seu cão, dicas para entender melhor como seu cão se comunica e informações sobre a lógica da aprendizagem canina, além, é claro, de instruções práticas sobre os exercícios que terá que praticar com o cão.

Você vai incorporar gradualmente toda essa informação e vai aplicá-la de forma muito natural nos períodos entre os treinos com o adestrador, sempre que estiver interagindo com seu cachorro. E você terá que transmitir o que estiver aprendendo para todas as pessoas que moram com você e interagem com o aluno peludo.




Meu cão pode aprender um comportamento indesejado?


Resposta curta: Sim, precisamos tomar certos cuidados para evitar que nosso mascote aprenda um comportamento indesejado. Resposta detalhada: Em sessões estruturadas de treinamento, usamos estratégias para alcançarmos nossos objetivos com eficiência. Entretanto, os processos mentais que resultam em aprendizagem acontecem continuamente na cabeça do cachorro (e de qualquer outro animal). Sempre que seu cão interage com alguém, com alguma coisa ou com alguma situação, ele aprende algo a respeito daquilo, especialmente se houver repetição. O problema é que ele pode estar aprendendo algo que nós não queremos que ele aprenda, isto é, ele pode aprender a se comportar de uma forma que seja ruim para nós e/ou ruim para ele mesmo. Muitas vezes, nós humanos 'ensinamos' um comportamento indesejado ao cachorro sem nos darmos conta. Isso acontece quando, por exemplo, as pessoas permitem (e até incentivam, inadvertidamente) que um filhote faça certas coisas que se tornarão incômodas ou perigosas quando aquele mesmo cão ficar adulto. Outro exemplo é o dono usar uma linguagem corporal e/ou vocal visando comunicar alguma coisa a seu cachorro, sem perceber que o peludo está entendendo exatamente o contrário. A partir das nossas primeiras aulas, você e as pessoas que moram com você e com o animal vão começar a reconhecer as interações cotidianas. Cada dia mais, vocês vão conseguir deduzir se o que o cão vai aprender nessa ou naquela situação é algo desejável ou inconveniente. Assim, poderão fazer as modificações necessárias, por exemplo, mudando sua própria reação diante de determinado comportamento canino ou evitando certas situações até que possamos trabalhar nela de forma mais controlada.




Quantas aulas são necessárias ao todo?


O número de aulas necessárias pode variar bastante, dependendo de vários fatores, tais como a capacidade de adaptação do próprio cachorro, do que ele precisa aprender e/ou de quais comportamentos dele precisam ser modificados, das expectativas do tutor e de quanto ele vai ser capaz de investir em tempo, paciência e precisão de comunicação, tanto durante os treinos - com e sem a presença do adestrador - quanto na rotina. O comprometimento das outras pessoas que lidam rotineiramente com o 'aluno' peludo também faz uma enorme diferença. Além das variáveis citadas, os objetivos podem ser bastante variados: educação básica de um filhote (ou adulto); fundamentos de obediência (ou obediência num nível mais avançado); modificação de um comportamento específico (ou modificação comportamental mais geral) etc.. Portanto, não há como responder a essa pergunta antes da Primeira Visita. Após a visita inicial, será possível esboçar um programa e estimar um prazo, que vai variar - conforme cada caso mencionado acima - desde várias semanas até vários meses. É minha missão fazer todos os esforços para que os clientes alcancem aprendizado suficiente e compatível com as metas estabelecidas, mas eu também preciso que o tutor compreenda que eu não posso dar garantias de desempenho como resultado de meu empenho profissional, já que o sucesso não depende apenas da minha capacidade e do meu comprometimento. Vários outros fatores interferem (tudo o que acontece na ausência do adestrador).




Qual é a duração de uma aula?


A 'Primeira Consulta' é uma visita de 'Avaliação & Aconselhamento' e tem a duração aproximada de 2 horas. Todas as aulas seguintes (Treinos) terão duração aproximada de 60 minutos (aliás, tal duração é o dobro do tempo mais frequentemente oferecido no mercado).




Quantas aulas por semana são necessárias?


No mínimo, uma aula por semana. Entretanto, duas aulas por semana podem ser recomendadas, especialmente nas primeiras semanas e em casos específicos.




Onde acontecem as aulas?


Inicialmente, no domicílio do cão e do dono. À medida que o adestramento progredir e de acordo com as necessidades específicas de cada caso, sairemos de casa com o cão e iremos a outros lugares.




O que é que eu posso aprender com o adestrador?


Além de ensinar algumas coisas ao seu cão, eu também quero te ensinar uma porção de coisas. É imprescindível que o tutor queira aprender e esteja comprometido com a instrução de seus familiares e com o treinamento de seu cachorro.

Eu quero que você aprenda:

- a interpretar a linguagem corporal do seu cão

- a usar uma linguagem que seu cão possa entender

- o que não se deve fazer (pois seu cão não interpretaria como você imagina)

- a aplicar técnicas eficazes e divertidas de adestramento canino

- o que pode ser feito para atender às necessidades físicas e mentais do seu mascote

No treinamento, uma pequena parcela vai ser ensinar a seu cão um comportamento como, por exemplo, "senta", "fica" etc.. A maior parte do trabalho têm mais a ver com trazer seu cão para um estado de espírito em que ele preste atenção em você e aprenda. Você precisa preparar seu cão e oferecer a ele as condições que o levarão ao acerto. Para acertar, ele precisa estar prestando atenção em você, entendendo o que você quer dele e motivado a fazer aquilo.




Quais benefícios eu terei com o adestramento?


Os benefícios potenciais são inúmeros, mas eu diria os seguintes:

- cão com comportamentos e hábitos mais adequados

- cão mais obediente, menos ansioso e/ou menos excitável

- melhores recursos de comunicação corporal, gestual e vocal

- maior capacidade de prevenir o desenvolvimento de comportamentos indesejáveis

- maior capacidade de ensinar novos comportamentos

- relação aprimorada entre cão e tutor (vínculo, harmonia e bem-estar)

- cão mais feliz e, consequentemente, humano mais feliz!




Quando devo iniciar o adestramento do meu cão?


Esta é fácil, e não importa a idade do cão nem quanto tempo há que ele chegou em casa: - Se você está com seu/sua mascote em casa, comece HOJE! Esta e as duas seguintes são as melhores recomendações que eu vou te dar na vida. - Se você ainda não está com seu cão em casa, comece no dia em que ele chegar! - Se você entende que é importante se preparar para receber em casa o futuro mais novo membro da família, considere consultar um adestrador profissional (se possível com antecedência em relação ao dia de trazer seu cão para casa). Nós podemos te dar várias orientações muito úteis sobre como preparar a casa, o que é essencial comprar antes para que já esteja lá quando o cão chegar, como chegar com o cão em casa, como as outras pessoas da casa devem agir e muitas outras coisas. Nota: Filhotes devem ser mantidos com a mãe e com seus irmãos de ninhada, sempre que possível, no mínimo, até completarem dois meses de vida. Eu sou favorável à adoção de cães, mas se você decidiu comprar um, escolha um criador cuidadoso e converse com ele a respeito de "imprinting" e do momento ideal de levar seu filhote para casa.




O que pode fazer parte do adestramento?


Isso depende de vários fatores, e os principais deles são decorrentes das respostas às seguintes perguntas: - Do que é que seu cachorro mais precisa agora? - Quais são suas principais expectativas em relação ao seu cão? Em função da idade do aluno canino, da história de vida pregressa dele, e dos comportamentos que ele esteja apresentando atualmente, além daquilo que você enxergar como objetivos, poderemos direcionar nossa atenção para um ou mais dos seguintes aspectos: - Socialização/Habituação - Educação de Base (para convívio) - Obediência - Modificação Comportamental




Quais são os fundamentos da obediência?


Há uma série de comportamentos que são considerados fundamentais, e a lista do que é essencial pode variar de acordo com as necessidades de cada indivíduo e até com a quantidade de aulas pretendidas. Geralmente, os seguintes comportamentos são considerados básicos (os sinais verbais que você vai utilizar não são, necessariamente, as palavras abaixo): - ATENÇÃO & FOCO - SENTA - FICA - DEITA - JUNTO (andar ao lado do condutor) - AQUI (vir ao condutor quando chamado) - BASE (ir até uma base e acomodar-se sobre ela quando solicitado) Paralelamente: - OK (como sinal de liberação) - AHN-AHN (como sinal de objeção)




Eu terei que punir meu cachorro de alguma maneira?


Nossa abordagem de treinamento de cães é baseada (quase) totalmente no reforço positivo (R+) , o que significa premiar os comportamentos corretos ou desejáveis com recompensas, tais como petiscos, elogios, carinhos, brinquedos ou brincadeiras. A forma de "punição" utilizada é a remoção da recompensa (P-) .




Meu cão mais velho também se sairá bem no treinamento?


Sim! Cães de qualquer idade podem ser treinados, e eles ficam mais felizes depois que começam a trabalhar com você cotidianamente. A velocidade de aprendizagem e a facilidade de estabelecer novos padrões de comportamento podem variar em função de diversos fatores. A idade do cão pode ser um desses fatores, mas não tem a relevância que a maioria das pessoas imagina.




Terei que "subornar" meu cão com petiscos o tempo todo?


Não! Existem várias maneiras de recompensar os bons comportamentos dos cães, e cada indivíduo canino tem suas próprias preferências. No início, é muito comum que utilizemos petiscos em função da praticidade e da eficácia desse tipo de prêmio. Os petiscos são pareados com elogios e carinhos e, gradativamente, vão se tornando intermitentes e menos frequentes. Dentro de algum tempo, os comportamentos serão "gravados" na memória de longo prazo do seu cachorro. Na prática, será como se ele não pudesse mais resistir ao que aprendeu. Os petiscos e/ou outras recompensas especiais podem e devem continuar a ser usados aleatoriamente para surpreendê-lo e encantá-lo, de modo que a expectativa da recompensa especial permaneça viva, o que mantém a motivação do cão sempre elevada.




É possível modificar maus comportamentos já adquiridos?


Sim! Você descobrirá algumas maneiras inteligentes de criar e fortalecer um novo comportamento e, ao mesmo tempo, enfraquecer um mau hábito existente, e sempre sem envolver castigo.




O que eu preciso preparar para os treinos com o adestrador?


Segurança:

Antes de receber o adestrador em sua residência, faça o que for necessário para evitar o desconforto do cão e garantir a segurança do adestrador. Nos dias e horários agendados, especialmente no primeiro dia, faça o que você faria para receber qualquer outra pessoa estranha em relação ao seu cão, por exemplo, mantenha-o no canil, na caixa de transporte ou em um cômodo separado por um portãozinho de bebê. Se você tem o costume de colocar uma focinheira no seu cachorro, faça isso. Se seu cão aceita bem a chegada de pessoas estranhas, mantenha apenas uma guia conectada à coleira e deixe-a solta no chão. O adestrador não é imune a estranhamentos e mordidas. Até o célebre adestrador conhecido como "o encantador de cães" já apareceu em vídeo sendo mordido mais de uma vez no mesmo evento e (lamentavelmente) agredindo o cão diante das câmeras.

Recompensas:

O treinamento positivo, moderno e científico se baseia no chamado reforçamento positivo, ou seja, é necessário recompensar o 'aluno' pelos bons comportamentos. As recompensas mais utilizadas para a maioria dos cães na maior parte dos treinamentos são petiscos de alto valor (pedacinhos de alimentos aos quais o cão atribua alto valor). Portanto, os treinos serão eficazes quando petiscos de alto valor estiverem disponíveis e quando o cão não tiver se alimentado antes. Você pode e deve informar o adestrador a respeito do esquema de refeições do seu cachorro para que o adestrador possa te orientar.

Ferramentas

Pode haver a necessidade de aquisição de produtos necessários e adequados ao treinamento do cão, os quais serão indicados pelo adestrador e cuja utilização será explicada e/ou demonstrada pelo adestrador.

Exemplos: Coleira, Guia, Brinquedos etc..




Quais são os horários disponíveis para o agendamento?


Em princípio (sempre há margem para possíveis adaptações), eu agendo o início das aulas nos seguintes horários:
Segundas, Quarta e Sextas: das 11h às 20h
Terças e Quintas: das 09h às 20h
Sábados e Domingos: das 09h às 12h30




Quais são os valores da 'Primeira Consulta' e dos 'Treinos'?


Os valores mostrados abaixo são válidos para os seguintes bairros de Niterói:

  • Centro,

  • São Domingos,

  • Gragoatá,

  • Boa Viagem,

  • Ingá,

  • Icaraí,

  • São Francisco,

  • Charitas,

  • Santa Rosa,

  • Pé Pequeno.

Se você mora na Região Oceânica ou em Pendotiba, fale conosco e consulte o valor do serviço, já que pode haver um pequeno acréscimo em relação aos valores aqui expostos.

PRIMEIRA CONSULTA

Avaliação & Aconselhamento, com duração aproximada é de 2 horas, com relatório personalizado, no valor de R$ 195,00 (cento e noventa e cinco reais).

Os principais objetivos da Primeira Consulta são avaliar o espaço físico e o 'ambiente' social do Cão, levantar o histórico de experiências e de comportamentos do Cão, e revisar o manejo e a rotina atual do Cão, além de compreender as necessidades e expectativas do Tutor e da Família em relação à Socialização, Educação, Obediência e Comportamento do Cão.

Para que os objetivos da Primeira Consulta sejam plenamente alcançados, recomendamos que todas as pessoas que interajam rotineiramente com o Cão estejam presentes e participem.

A partir desse levantamento, será apresentado um relatório específico apontando as oportunidades de melhoria e as orientações correspondentes.

Uma vez que o Tutor tenha colocado em prática todas as orientações fornecidas, e se for do interesse do Tutor ter aulas particulares em domicílio para ele e seu Cão, serão indicados os tipos de treinamento, definidas as prioridades e estimado o número de aulas.

TREINOS

Aulas/Sessões de Treinamento, com duração aproximada de 60 minutos, no valor de

R$ 120,00 (cento e vinte reais).

Se for do interesse do Tutor a contratação e o pagamento antecipado de um pacote mensal de aulas/treinos, também será do interesse do Adestrador conceder um desconto (sob consulta).

É minha missão fazer todos os esforços para que os clientes alcancem aprendizado suficiente e compatível com as metas estabelecidas, mas eu também preciso que o tutor compreenda que eu não posso dar garantias de desempenho como resultado de meu empenho profissional, já que o sucesso não depende apenas da minha capacidade e do meu comprometimento. Vários outros fatores interferem (tudo o que acontece na ausência do adestrador).

Para que o treinamento seja bem-sucedido, eu preciso que o tutor do cão esteja disposto e disponível para seguir e fazer com que todas as outras pessoas envolvidas sigam 'à risca' as minhas orientações, o que inclui praticar diariamente com o cão da forma recomendada.

No que se refere ao parágrafo anterior, pode haver a necessidade de aquisição de produtos indicados pelo adestrador, cuja utilização será explicada e/ou demonstrada pelo adestrador. Exemplos: Coleira, Guia, Brinquedos, Caixa de Transporte etc..




O que é que diferencia a 'Primeira Consulta' dos 'Treinos'?


A consulta de Avaliação & Aconselhamento é um benefício oferecido ao novo cliente, uma vez que sua duração é equivalente ao tempo de duas aulas, mas o valor não acompanha. Além disso, o cliente recebe um relatório, no prazo de 24 - 48 horas, contendo as oportunidades de melhoria identificadas e as orientações correspondentes. Na consulta de Avaliação & Aconselhamento (primeira consulta, visita inicial, consultoria comportamental ), o adestrador vai avaliar o espaço físico e o 'ambiente' social do Cão, levantar o histórico de experiências e de comportamentos do Cão, e revisar o manejo e a rotina atual do Cão, além de compreender as necessidades e expectativas do Tutor e da Família em relação à Socialização, Educação, Obediência e Comportamento do Cão. Para que os objetivos da Primeira Consulta sejam plenamente alcançados, é necessário que todas as pessoas que interajam rotineiramente com o Cão estejam presentes e atentas. Durante a visita e/ou no relatório entregue posteriormente*, o adestrador vai orientar os tutores sobre

  • como melhorar a comunicação entre eles e o cão,
  • como recompensar os comportamentos desejáveis e remover os reforços associados aos comportamentos indesejáveis,
  • como exercer liderança sem confronto,
  • como prover exercícios físicos e estímulos mentais,
além de fornecer instruções e/ou demonstrações de situações específicas. Uma vez que o Tutor tenha colocado em prática todas as orientações fornecidas pelo Adestrador, e se for do interesse do Tutor ter aulas particulares em domicílio para ele e seu Cão, o Adestrador será capaz de indicar tipos de treinamento, definir prioridades e estimar frequência e número de aulas particulares.





 
 
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

(21) 99909-8095

©2019   TrEiNoPeT.CãO.bR

Todos os Direitos Reservados