• Zé Ricardo (TrEiNoPeT)

Cão filhote, Socialização e Quarentena

"Socialização" (que, na verdade, deve incluir "socialização + habituação") significa acostumar um filhote com absolutamente tudo que ele encontrará em nosso mundo, incluindo diferentes tipos de piso, eletrodomésticos, coleiras, escovas, carros, sons, vozes, espaços internos reduzidos, amplos espaços externos, pessoas de todas as aparências, animais, nossa linguagem corporal e outras coisas que você possa imaginar.


Até 15 semanas de idade, precisamos adaptar nosso filhote a tudo o que ele provavelmente encontrará na vida cotidiana, para que ele não se sinta incomodado com nada disso. Neste contexto, "adaptar" quer dizer apresentar de modo gradual, e é muito importante que seja gradual.


Para entender melhor o porquê da idade de 15 semanas acima mencionada, veja este artigo sobre Socialização.



É importante "passear" em lugares diferentes, mesmo que você esteja limitado agora, tanto por causa da quarentena quanto pelo fato de o filhote não ter completado a vacinação inicial. Você pode carregar seu filhote até que ele possa pôr as patas em qualquer lugar.


As interações do filhote com humanos e cães (e gatos e outros animais), bem como com coisas e sons (pisos escorregadios e o aspirador de pó, por exemplo) precisam ser BOAS experiências. A QUALIDADE das interações importa muito mais que a QUANTIDADE. São as experiências associadas a emoções positivas e agradáveis – não as que despertam medo – que vão formar um cão extrovertido e confiante. São elas que vão ensinar seu filhote a aceitar as novidades com curiosidade, não com temor ou desconfiança acima do mínimo natural.


Para não expor o filhote a situações desagradáveis, você e seus filhos precisam pesquisar (no YouTube, por exemplo) e entender a linguagem corporal dos cães. Os tutores frequentemente se surpreendem ao descobrirem que o que o cão estava "dizendo" não era o que eles estavam imaginando.


É provável que você goste também do artigo Cães e Comunicação.



Se sua família estiver em casa com você, eles podem ajudar, agindo de maneiras diferentes, caminhando de maneiras diferentes, falando com diferentes tons de voz e usando uma variedade de acessórios, como chapéus, óculos de sol, guarda-chuvas etc., incluindo as máscaras que passamos a usar por causa da pandemia. Você pode ter amigos confiáveis, com ou sem cães, com quem você possa se encontrar e ainda manter a distância recomendada.


Seu filhote deve ter liberdade para escolher se quer se aproximar de uma pessoa, de um cachorro ou de uma coisa; ele não deve ser forçado, agarrado ou manuseado sem que ele tenha dado permissão. Ter seus desejos respeitados, suas opiniões consideradas e suas decisões honradas gera confiança, que é exatamente o que queremos.


Portanto, não empurre seu filhote para encontrar pessoas ou cães; deixe-o seguir seu próprio ritmo. Deixe-o tomar a decisão de ir em frente ou se esconder atrás de você. Mas também não é necessário ficar com pena e pegá-lo no colo. Fique neutro e observe como ele expressa suas emoções. O simples fato de permitir que ele expresse os sentimentos dele desenvolve a confiança dele em você.


Expor o seu cachorro à novidade é isso; não é jogá-lo em uma situação com a qual ele não possa lidar, e na qual a única coisa que ele vai aprender é ter medo da situação e não confiar muito em você.


Para finalizar, enquanto você estiver em casa (durante a quarentena), você deve ensinar seu filhote a lidar com a sua ausência sem angústia. Isso é extremamente importante para qualquer filhote, mas é especialmente importante agora porque, se você está em isolamento domiciliar e, no futuro, vai voltar a trabalhar fora de casa, seu filhote tem que ser preparado. Portanto, ele deve ser ensinado a gostar das ausências curtas e, lentamente, se acostumar a ausências cada vez mais longas. O distanciamento físico costuma ser treinado pela associação de enriquecimento ambiental alimentar com a ausência do tutor.


E já que você está com um filhote em casa, não deixe de ler o artigo Seu Cão Filhote Chegou!, que é um guia com quase tudo que você precisa saber.



Muito boa sorte, e não deixe de compartilhar com a gente o que você e seu cão têm feito durante a quarentena.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

(21) 99909-8095

©2019   TrEiNoPeT.CãO.bR

Todos os Direitos Reservados