• Zé Ricardo (TrEiNoPeT)

Como levantar seu cão do chão com segurança

Atualizado: Fev 1

Qual a maneira correta de levantar um cão?


Eu estava precisando enviar instruções sobre como levantar um cão para uma aluninha minha, dona de um buldoguinho que nós estamos educando. Eu queria fazer isso bem ligeiro, e acabei fazendo uma adaptação de um artigo que encontrei.


O endereço da fonte é este aqui:

http://omnesangeli.blogspot.com/2012/02/qual-maneira-correta-de-levantar-um-cao.html

Já que eu ando super atarefado e ainda não tinha publicado nada no meu blog esta semana, resolvi que ia publicar estas instruções, já que elas podem ser úteis para muitas outras pessoas.


Então, lá vai:

Carregar um cão relativamente pesado (qualquer cão acima de 15 quilos já me preocupa) apoiando-o pelo abdômen pode causar lesões nos órgãos internos ou nas articulações dele.

Este é apenas um dos motivos pelos quais você não deve deixar que seu cão vá a uma Pet Shop ou a uma Clínica Veterinária sem você. Prefira sempre estar fazendo companhia para ele e manejando, você mesma, o seu cão. Caso seja necessário que outra pessoa faça o manejo, fique muito atenta. Se vir que seu animal vai ser erguido pelo abdômen (ou pelas axilas), chame a atenção da pessoa e ensine-a a erguê-lo da forma correta.

Saiba a forma correta de tirar seu cachorro do chão e de carregá-lo no colo.


Você vai precisar fazer isso mais cedo ou mais tarde. Por exemplo, sempre que ele tiver que ser examinado numa Clínica Veterinária, você vai precisar erguê-lo e colocá-lo sobre aquela mesa de aço, fria e escorregadia. Provavelmente, seu cão já vai estar estressado por estar ali e, se você deixar que uma pessoa desconhecida o levante, será pior para ele.

Todo cão merece um manejo cuidadoso e o mais confortável possível.


Outra situação similar ocorre na hora do banho dele, caso você o leve a uma Pet Shop. Infelizmente, é muito comum que as pessoas que trabalham nesses estabelecimentos não tenham o conhecimento e o cuidado necessários.


Levantar um cão pela barriga é muito desconfortável para o animal e pode causar lesões sérias, como a ruptura de alças intestinais, por exemplo.

Se você tiver uma cadela grávida, a atenção tem que ser redobrada por razões óbvias.

Cadelinha grávida, imagem de http://confrariadosgalgos.blogspot.com/












'Pegada' correta de um pug, imagem de http://pugsmeus2amores.blogspot.com












Cães pequenos e filhotes merecem colo confortável e seguro, imagem de http://confrariadosgalgos.blogspot.com



























As três fotos acima mostram 'pegadas' corretas.


Assista também a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NVOduAU-1Sc


Quem quiser, pode e deve se inscrever no blog para ser avisado sempre que alguma coisa nova for publicada e também para poder deixar comentários nos posts, o que vai enriquecer demais o blog.


Até o próximo!

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

(21) 99909-8095

©2019   TrEiNoPeT.CãO.bR

Todos os Direitos Reservados