• Zé Ricardo (TrEiNoPeT)

Expectativas Equivocadas



Os cães estão inseridos em nossas vidas tão profundamente e há tanto tempo que nós passamos a esperar deles comportamentos aceitáveis do nosso ponto de vista. Muitas pessoas ficam irritadíssimas quando um cachorro exibe nada além de um comportamento canino natural, tal como latir, pular, procurar comida, querer correr (em vez de andar), roer etc..


Há poucas décadas, quando a maioria esmagadora dos cães vivia somente nos quintais das casas, não nos importávamos com (ou nem notávamos) esses comportamentos caninos. Mas, atualmente, eles vivem dentro de nossas casas e apartamentos, e quando eles agem como cães... Socorro!


Então, todos nós temos que nos conscientizar de que nossos cães são uma espécie diferente de animal (similar ao lobo e muito diferente do homem), cuja aproximação com os humanos se deu há apenas 19 mil anos, tempo que corresponde a menos de 2% de uma história evolutiva de um milhão de anos.


Nota: Acreditava-se que os cachorros eram descendentes do lobo-cinzento, mas um estudo de 2014 concluiu que tanto os cachorros quanto os lobos derivam de um ancestral comum. O surgimento de ambas as espécie teria ocorrido cerca de um milhão de anos atrás.


A conscientização mencionada acima é fundamental para nos ajudar a criar expectativas mais realistas sobre o comportamento dos nossos cachorros. Talvez, assim, as pessoas passem a permitir que seus cães se comportem como cães (ainda que não seja o tempo todo), e passem a entender melhor a importância de buscar a ajuda de que precisam em profissionais de educação canina que sejam qualificados e atualizados.


Um fato que é inegável é que seu cão vai aprender com você, coisas boas e coisas ruins, ao acaso, mesmo que você não queira e/ou não perceba, e isso vai acontecer o tempo todo. O melhor que você pode fazer é reconhecer que você é o principal adestrador do seu cão e, então, aprender o essencial para assumir essa função e, assim, eliminar o acaso.


Um adestrador realmente bom é aquele que compartilha o conhecimento e permite que você, tutor(a), aprenda o essencial.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

(21) 99909-8095

©2019   TrEiNoPeT.CãO.bR

Todos os Direitos Reservados